
História
O grupo teve início em fevereiro de 2023, na Universidade de Araraquara (Uniara), no estado de São Paulo, Brasil. Atuamos na área da Ciência da Conservação, com foco na investigação dos impactos das atividades humanas sobre a biodiversidade e os ecossistemas, bem como na identificação de estratégias para sua prevenção e mitigação.
Nossos projetos envolvem diferentes abordagens interdisciplinares e contam com a colaboração de parceiros em diversos estados brasileiros, além de instituições internacionais.
Mesmo em sua fase inicial, o grupo já desenvolve pesquisas de alcance nacional e internacional, contribuindo para a produção de conhecimento voltado para a conservação da natureza.


Logotipo
Nosso logotipo é composto por três círculos de igual tamanho que se interligam, simbolizando a interdisciplinaridade da Ciência da Conservação e a natureza coletiva do empreendimento científico.
O primeiro círculo representa o planeta Terra, com destaque para a região neotropical e o Brasil no centro, áreas que abrigam grande parte da biodiversidade do planeta. A imagem do planeta capturada do espaço impulsionou o movimento ambientalista — uma clara demonstração de como o desenvolvimento científico e tecnológico pode beneficiar a sociedade e o meio ambiente.
No segundo círculo, encontramos as pegadas de um cervídeo, refletindo nosso foco na conservação da fauna, em especial dos ungulados, animais com cascos que são o foco principal nossos estudos.
O terceiro círculo traz a representação do Homem Vitruviano, remetendo aos nossos valores humanistas e à integração das Ciências Sociais à Biologia da Conservação.
