Projetos
Impactos da pressão de caça em ecossistema florestal
Projeto de três anos com apoio da FAPESP que busca estimar a pressão de caça e seus impactos sobre ungulados florestais e o ecossistema no Parque Nacional do Iguaçu, utilizando gravadores bioacústicos e armadilhas fotográficas. Serão desenvolvidos dois sistemas baseados em inteligência artificial: um para detectar sons de caça e outro para analisar imagens de fauna, permitindo estimativas de densidade, ocupação e atividade das espécies. Os resultados auxiliarão na gestão de áreas protegidas, direcionando patrulhas e avaliando os efeitos da caça na biodiversidade e no ambiente.
Caracterização da atividade de caça no Brasil
Projeto de Iniciação Científica que visa caracterizar a caça ilegal no Brasil a partir da análise de notícias on-line, identificando os armamentos, espécies, localidades e períodos mais recorrentes dessa prática. Os resultados subsidiarão políticas públicas, ações de fiscalização e estratégias de conservação mais eficazes.
Fatores socioeconômicos associados ao desmatamento e suas consequências no desenvolvimento humano.
Projeto de Iniciação Científica que investiga como fatores socioeconômicos, como IDH, desigualdade de renda e escolaridade, se relacionam com a perda de cobertura florestal nas regiões tropicais do mundo. A pesquisa também analisa os impactos sociais do desmatamento, avaliando como ele afeta indicadores socioeconômicos ao longo do tempo. Ao integrar aspectos ecológicos e sociais, o estudo busca identificar os impulsionadores do desmatamento e suas consequências para as comunidades locais.
Estimativas de densidade de ungulados neotropicais
Projeto de Iniciação Científica que busca identificar as melhores técnicas para estimar a densidade de ungulados neotropicais, grupo essencial para o equilíbrio ecológico. A partir de uma revisão dos métodos de detecção e análises estatísticas utilizados nos últimos 30 anos, serão comparadas estimativas de densidade e precisão entre diferentes abordagens. Os resultados ajudarão a identificar potenciais vieses e indicar as metodologias mais adequadas para cada grupo taxonômico e ambiente.
Efeitos das paisagens ambiental e social na integridade funcional de florestas tropicais
As florestas tropicais são essenciais para a biodiversidade global, os ciclos hidrológicos e a segurança alimentar de milhões de pessoas, mas estão sendo degradadas pela defaunação causada principalmente pela caça e mudanças no uso do solo. Este projeto investiga como fatores ambientais e sociais influenciam a densidade de ungulados — espécies-chave para o funcionamento ecológico — em florestas tropicais. Utilizando modelos de equações estruturais, buscamos prever impactos futuros e orientar estratégias eficazes de conservação para prevenir a defaunação e seus efeitos ecológicos.